Raiz Forte

by - setembro 18, 2013

Nesse nosso cantinho vou tentando reunir várias informações sobre esse universo tão rico como os nossos belos cabelos crespos. Além do que já falo de produtos no dia a dia, acho importante abordar aquilo que bate aqui dentro. Por isso a nossa Videoteca tem vídeos lindos que falam sobre o que já incomodou e que não incomoda mais. Pra gente saber que não estamos sozinhos na busca desse reencontro ou da aceitação da nossa natureza.


Estava em busca de novos filmes e me deparei com esse documentário lindo, chamado Raiz Forte. Filmado no Estado do Espírito Santo, o documentário trata das experiências de mulheres negras em mostrar como foi/é sua relação com o cabelo na infância, adolescência e vida adulta. Trechos que são um verdadeiro espelho do que já passamos. Situações comuns entre nós.

Recomendo separar 30 minutinhos do seu dia, ou dividir em 10 minutinhos por 3 dias para receber esse presente.  ;o)

Para inspirar a você apertar o play, pesquei algumas frases que bateram forte nas falas das "crespinhas" do filme:


... Relaxamento de raiz é um tipo de alisamento que estão mentindo pra mim...

...cortei com tesourinha de papel todas as partes lisas e quando terminou virou um black...


... a minha identidade era um pouco sufocada quando o cabelo também era sufocado...

... comecei a namorar um rapaz que não admitia cabelo crespo. A condição era que tinha que tá com o cabelo liso...

... minha mãe falava: ser negro é belo, ser negro é bonito. Eu dizia: você é minha mãe. Você falando, não vale...

...cresci ouvindo a história do cabelo ruim. Aí chega a fase adulta e você para de sofrer...


... me falaram: "eu não posso fazer isso no meu cabelo (dread) porque eu trabalho". Eu trabalho em qualquer ambiente...

... todo ato estético é um ato político...

... tenho a impressão que eu carrego comigo 500 anos de história...


Sobre o documentário 
texto retirado da Fan Page do Facebook do documentário (acesse aqui).

Raiz Forte é uma série documentária para a Web que contém registros e relatos de mulheres negras residentes no Estado do Espírito Santo acerca da estética afrodescendente no âmbito familiar, escolar, afetivo e de militância.

Através do mapeamento de cenários propícios para o encontro das “personagens” que participam dos 03 episódios da série incentivada pelo Programa Rede Cultura Jovem, Raiz Forte possibilita a reflexão do público web-espectador a partir da demonstração visual acerca dos espaços sociais nos quais a mulher negra transita desde a infância, oferecendo representações que reforçam ou não estereótipos e experiências do negro com o seu cabelo e o corpo.

Fruto de uma colaboração entre a pesquisadora e fotógrafa Charlene Bicalho, o artista multimídia Msensorial e o diretor de arte Pedro Ribeiro, a série Raiz Forte será veiculada virtualmente a partir do final de agosto (2012) nos canais de vídeo Youtube e Vimeo e manterá atualizações nas redes sociais como Facebook e Portal Yah!.

Raiz Forte é produzida em parceria com o coletivo Compartilhe Ou Nada! e com apoio do Blog Garganta.





Conheça os episódios:


Episódio 1: Infância 
O primeiro episódio da série aborda quais foram os rituais de manipulação do cabelo crespo durante a infância da mulher negra.





Episódio 2: Adolescência e Juventude
O segundo episódio da série aborda como a mulher age diante das opções adquiridas durante a adolescência e juventude com as diversas técnicas de alisamento, até então não permitidos devido a faixa etária.






Episódio 3: Vida Adulta
O terceiro e último episódio da série aborda como as experiências das personagens em relação ao cabelo crespo, da infância a juventude, marcam sua história hoje.






Aperte o play! 

É lindo de viver! ;o)

Bjs!




You May Also Like

3 comentários

  1. Sensacional, Crespa! Que trabalho incrível, gente bonita, esclarecida, trilha sonora linda, paisagens lindas, enfim, belíssima produção. E o tema Raiz Forte...que metáfora abrangente!!! É isso aí: liberdade com consciência!

    ResponderExcluir
  2. Oie!!! Adorei seu cantinho, abandonei meus cachinhos pela dificuldade em mantê-los comportados mas agora estou tentando me realizar na minha filha, ela tem cabelo crespo, acho lindo e quero que ela mantenha esse estilo e se apaixone por ele como eu, mas tenho encontrado dificuldades em comportá-los ou ao menos controlá-los para que ela possa usá-los soltos. Apesar dela so ter 2 anos ja uso produtos de hidratação de adulto nela, vi o post hidratação, nutrição e reconstrução, quero colocar em prática nela, mas uma dúvida pode? Tem algum limite? O que posso e não posso usar no cabelo dela, se puder me orientar ficarei grata. Vc e linda e seus cabelos maravilhosos. Sorte e felicidades e se tiver um tempinho visita meu cantinho!!! Bjuss e Seguindo já!!

    http://laisedias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ô pessoa,quanta lindeza,quanta riqueza!Minha raiz forte gritou aqui dentro,tô chorando,mas é emoção de escutar coisas que vivi(uma parte) e que vejo por aí,desde sempre.Sou "branca",aqui o Brasil - a mais "desbotadas das irmãs,uma de pixaim,eu "como o cabelo da Gal" e a caçula mais pra "Marisa Monte"(cortou o cabelo ano retrasado,depois de uma vida usando quase na cintura) e foi tudo isso,do cabelo preso porque era "ruim,dos "tratamentos " e tentando recuperar a força deles agora,sem os dito cujos.
    Este documentário era pra ser exibido em cadeia nacional,vale ouro!Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por participar! Em breve o seu comentário estará no ar.